Audiência pública discute problemas de abastecimento de água de Santiago

O abastecimento de água e o saneamento do município de Santiago foram o foco da audiência pública realizada, na manhã de hoje (10), pela Câmara Municipal de Vereadores de Santiago. O debate buscou esclarecer dúvidas da população e discutir melhorias nos serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)/Aegea. O encontro foi proposto pelo vereador Diniz Cogo (MDB) e conduzido pelo presidente do Legislativo, Haroldo Rios Pouey.

A diretora de Regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), Emanuele Manke, apresentou o trabalho da instituição e citou as principais atividades desenvolvidas pela entidade, especialmente as ações de fiscalização nas estruturas da Companhia. Ela também abordou questões regulatórias do segmento de saneamento e divulgou o serviço de ouvidoria da agência para receber reclamações, denúncias e sugestões por parte dos usuários da concessionária.

Já o diretor Regional da Corsan/Aegea, Maximiliano Alves de Moraes, expôs dados e fez esclarecimentos sobre os investimentos e o plano de atuação da empresa na cidade. Além disso, a engenheira química Juliana Machado Gasparetto explanou sobre a qualidade da água e os processos de tratamento realizados.

Durante a audiência, vereadores, lideranças comunitárias e cidadãos também fizeram questionamentos, apresentaram sugestões e relataram situações vivenciadas em diferentes bairros do município.