Sulpetro promove 13ª revisão anual do Planejamento Estratégico

Diretores, colaboradores e fornecedores estratégicos do Sulpetro participaram, durante o dia de hoje (6), da 13ª revisão anual do Planejamento Estratégico da instituição. No encontro, ocorrido sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, foram detalhadas as pesquisas de clima organizacional e dos provedores estratégicos, de satisfação dos associados, além da análise de riscos e da prestação de contas de 2025.

“Por alguns momentos, precisamos tirar o pensamento da rotina do posto e refletir sobre a entidade”, comentou o presidente João Carlos Dal’Aqua, ao abrir o evento. Ele destacou a importância do plano estratégico não somente para o desenvolvimento e melhoria dos processos internos e externos da organização, mas para a vida pessoal dos participantes.

O cenário econômico e as perspectivas para os panoramas nacional e internacional também foram debatidos, com a realização de palestra pelo analista econômico do Banco Cooperativo Sicredi, Bruno Farina. Conforme os dados expostos, o consumo nacional, no setor de combustíveis, tem desacelerado neste ano. No caso da gasolina, a evolução foi de 0,7% ao ano (índice de agosto de 2025), contra uma tendência de 3,4% ao ano. Já o diesel teve queda de -3,8%, frente ao avanço tendencial de 3,1% anuais.

Farina também demonstrou que o comércio de combustíveis não tem acompanhado a progressão do segmento “varejo”. A receita nominal, na venda direta ao consumidor final, teve crescimento acumulado de 6,6%, nos últimos 12 meses, enquanto a de combustíveis e lubrificantes subiu 2,7%, no mesmo período, segundo dados do IBGE.

O grupo ainda participou de uma atividade de pensamento sistêmico ― forma de enxergar problemas e situações como parte de um conjunto maior ― com a consultora Sara Cecin, avaliando necessidades e expectativas de cada área ligada ao Sulpetro.