Sulpetro realiza revisão anual do PE

O Sulpetro promoveu, durante todo o dia de hoje (21), a revisão anual do Planejamento Estratégico da entidade. Diretores, funcionários e parceiros estratégicos debateram ações e objetivos a serem trabalhados, buscando fortalecer a instituição e o vínculo com os revendedores, além de reforçar as iniciativas voltadas para a defesa dos interesses do setor varejista de combustíveis do Estado.

“Deste encontro, tiraremos nossas diretrizes para o ano que vem, pois é a partir de planejamentos anteriores que já fizemos várias mudanças. E a ideia é que consigamos manter esse ritmo”, disse o presidente João Carlos Dal’Aqua, ao abrir o evento. Ele acrescentou que a discussão envolvendo o plano do Sindicato é a oportunidade de olhar a entidade de uma forma diferente, “tirando o chapéu de revendedor e colocando o de diretor”.

A atividade também contou com a palestra “Cenários econômicos para 2024”, realizada pela economista do Sicredi, Eleonora de Oliveira. Segundo ela, o Brasil está entrando em uma fase de desaceleração cíclica, devido à necessidade de taxas de juros mais elevadas para controlar a inflação. “Na comparação com os demais emergentes, o País está melhor no relativo ao setor primário, na estabilidade geopolítica, no elevado uso de energia limpa e com reformas e privatizações em maturação”, detalhou a profissional.

Ela apontou, no entanto, a existência de incertezas com relação à política econômica e alguns grandes desafios, como o descuido com as finanças públicas ― que pode resultar em taxas de juros e inflação médias mais altas ―, e como o País enfrentará os gargalos que travam a competitividade e a produtividade, no caso, com a Reforma Tributária. “Deveremos fechar 2023 com um PIB de 3% e, de 1,5%, para o próximo ano”, projetou Eleonora.

O grupo ainda trabalhou objetivos estratégicos da entidade e identificou resultados-chave nos itens “Financeiro”, “Clientes”, “Político-institucional”, “Processo internos” e “Aprendizado e crescimento”. A atividade foi coordenada pela especialista em Gestão Estratégica e Pensamento Sistêmico para a Solução de Problemas Complexos, Sara Cecin.