“Somos representantes do segmento e devemos ter ‘voz’.” A afirmação é do presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, ao se referir à relevância do trabalho desenvolvido pela entidade em diversas ações e em prol do setor. Ele destacou que os problemas enfrentados pelos empresários podem ser os mesmos e a força da instituição ajuda nas soluções. As declarações foram feitas durante o evento “Junto com o revendedor”, nesta terça-feira (29), que reuniu cerca de 50 proprietários de postos de combustíveis da região do Alto Uruguai, em Passo Fundo.
A iniciativa foi uma oportunidade para troca de informações e atualização. O presidente também convidou a todos a participarem da Expopetro 2025, a qual acontecerá no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de setembro.
O assessor jurídico Cláudio Baethgen palestrou sobre a qualidade do diesel S10, as autuações por ponto de fulgor e a transição do S500. O especialista alertou sobre os cuidados necessários com a gestão e com contratos, especialmente com as distribuidoras, e recomendou que todos analisem os dados do mercado, disponíveis pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para se prevenirem e administrarem de forma sustentável os negócios.
O advogado comentou, ainda, sobre proteção financeira das revendas, atitudes previdentes, governança e a transformação pela qual o segmento deve passar até o fim de 2027, com mudanças nos espaços das distribuidoras.
O evento contou com o patrocínio da Lupa Conciliadora, da Charrua, da Argo Sistemas e da Rodoil, além do apoio da Motorvac. Ao final do encontro, os participantes concorreram a prêmios.