Transição energética é discutida em encontro com a Sulgás

Iniciativas que integram o processo de transição energética do Rio Grande do Sul foram debatidas, na manhã de hoje (6), entre o Sulpetro e a Sulgás, empresa responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Estado. O encontro aconteceu na sede da Companhia, em Porto Alegre, e contou com a participação da gerente executiva de Relações Institucionais, Carolina Bahia, e do presidente da entidade, João Carlos Dal’Aqua.

Ela adiantou algumas ações da Sulgás para receber o gás biometano, que deve começar a ser injetado, nas redes da Companhia, no segundo semestre deste ano. Conforme Carolina, o produto é 100% renovável e emite menos partículas do que o óleo diesel, podendo ser utilizado em veículos. “Deveremos entrar com 30 mil a 35 mil metros cúbicos, por dia, de biometano na rede do RS”, projetou a gerente.

Para o presidente do Sulpetro, há a necessidade de compreender as mudanças climáticas e as alterações no mercado de combustíveis para que a sociedade e as empresas possam se adaptar gradativamente. “Precisamos estar atentos a esta nova conjuntura do segmento de combustíveis para compreendermos e nos adequarmos aos impactos dessas transformações nos nossos negócios”, comentou Dal’Aqua, referindo-se ao surgimento de energias alternativas sustentáveis.

Ele aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para a Sulgás participar da Expopetro 2025 e do 22º Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul, que serão realizados em 25 e 26 de setembro, no Barra Shopping Sul, na Capital.